Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
15 de abril de 2019
Conheça a tecnologia que pode revolucionar o rastreamento de veículos!
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

A ciência está sempre desenvolvendo novas ferramentas para otimizar nosso desempenho nas tarefas do dia a dia ou ajudar a resolver até os problemas mais complexos. No segmento de rastreamento de veículos, a demanda por soluções mais eficientes e práticas é cada vez maior. E a novidade da vez é a tecnologia Sigfox, que deve causar uma revolução no setor nos próximos anos.

Neste post, vamos explicar tudo sobre essa tecnologia que a Getrak está ajudando a popularizar no Brasil. Além de conhecer os princípios básicos de funcionamento das redes Sigfox, você conhecerá suas vantagens em relação a outras tecnologias e os principais impactos de sua aplicação para o mercado de rastreamento veicular. Confira!

O que é Sigfox?

A Sigfox é uma rede de comunicação global desenvolvida para aperfeiçoar a conectividade dos dispositivos em aplicações que usam o conceito de IoT (Internet of Things ou, em português, Internet das Coisas). De maneira bastante simplificada, podemos dizer que é uma nova rede de comunicação que já surgiu com foco na transmissão de dados.

Dispositivos IoT precisam estar sempre conectados e isso foi um grande desafio para os desenvolvedores nos últimos anos. Era necessário encontrar um método para que os equipamentos continuassem transmitindo, mas com custos de manutenção mais acessíveis e garantindo um consumo energético reduzido. 

Criado por uma empresa francesa, o padrão de rede Sigfox atende a esses requisitos por meio de um protocolo mais compacto, capaz de conectar uma grande quantidade de dispositivos. A solução é baseada em software e permite que toda a complexidade da rede e da estrutura computacional seja gerenciada em nuvem.

Assim, os dispositivos conectados ficam livres das tarefas de processamento, cabendo a eles apenas o envio e recepção de pequenos pacotes de dados. A técnica utilizada nesse processo é conhecida como Ultra Narrow Band (Banda Ultra Estreita). Sua principal característica é permitir transmissões confiáveis em longas distâncias, mesmo quando os canais estão sujeitos a interferências e ruídos. 

Nas redes celulares tradicionais, os dispositivos precisam estar o tempo todo trocando informações com a antena da operadora, conhecida como Estação Rádio Base. Um dos princípios fundamentais da rede Sigfox é a recepção cooperativa, que elimina essa necessidade ao fazer com que as mensagens emitidas por um dispositivo sejam recebidas por várias estações base.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Quais os benefícios de uma rede Sigfox?

As características inovadoras da rede Sigfox trazem uma série de benefícios em relação aos padrões mais utilizados até o momento. Vamos saber mais sobre alguns deles:

Arquitetura da rede

A arquitetura de uma rede Sigfox é horizontal e conta com duas camadas principais que se comunicam pela internet utilizando uma conexão VPN. A primeira é a Network Equipment, formada pelas estações base que recebem as mensagens transmitidas pelos dispositivos conectados à rede e repassa para a segunda camada, denominada Sigfox Support Systems.

Esta, por sua vez, é a camada que executa o processamento das mensagens e fornece os pontos de entrada para que os dispositivos conectados interajam entre si, carregando os módulos e recursos essenciais para a operação da rede.

Depois de receber e processar os dados recebidos da primeira camada, ela envia callbacks para o sistema do cliente. Para isso, podem ser utilizadas APIs ou interfaces de atendimento na web, permitindo que o cliente tenha acesso às informações desejadas em computadores, smartphones e outros dispositivos móveis.

Alta capacidade

Uma rede Sigfox permite que bilhões de dispositivos se conectem a ela simultaneamente. É interessante notar que, ao contrário do que acontece em outros modelos, a capacidade da rede se mantém estável mesmo que a qualidade do link de rádio diminua. Isso é resultado de uma modulação mais eficiente aliada ao envio de mensagens em frequências aleatórias.

Compatibilidade com outras tecnologias

A Sigfox é compatível com várias das tecnologias mais conhecidas, incluindo Bluetooth, redes Wi-Fi e sistemas de GPS 2G, 3G e 4G. Isso abre inúmeras possibilidades para aprimorar a experiência dos usuários, permitindo o desenvolvimento de soluções capazes de combinar redes diferentes e fazer com que elas sejam complementares.

Como a Sigfox aprimora o rastreamento de veículos?

Segmentos de mercado que demandam soluções avançadas para rastreamento veicular, como os de transportes, segurança e logística, estão entre os principais beneficiários das novas redes Sigfox. A seguir, abordaremos alguns aspectos nos quais essa tecnologia tem um impacto bastante positivo. 

Baixo consumo de energia

O padrão de funcionamento da Sigfox faz com que os equipamentos de rastreamento demandem pouquíssima energia, pois dispensa o envio de mensagens de sincronização entre eles e as estações base antes de executar a transmissão de dados. Com a eliminação dessa etapa adicional, o consumo é drasticamente reduzido, bem como a necessidade de trocar a bateria do dispositivo periodicamente. 

Custos mais baixos

As estações base de uma rede Sigfox tem um tamanho reduzido, permitindo que sejam posicionadas facilmente em qualquer lugar. Além disso, os rastreadores podem até dispensar os chips M2M utilizados em equipamentos GPRS/GSM, reduzindo o custo total do equipamento. Os pacotes utilizados para transmissão de dados podem chegar a custar menos de US$ 1 por ano.

Alcance ampliado

Esta certamente é uma das vantagens competitivas mais relevantes da tecnologia Sigfox. A sensibilidade dos receptores facilita sua implantação e contribui para ampliar o alcance dos serviços de rastreamento em regiões onde nem as redes 2G e 3G funcionam plenamente. É possível cobrir uma grande área com uma quantidade relativamente baixa de estações base.

Resistência a interferências

As características únicas da rede Sigfox a tornam extremamente resistente, mesmo em locais com muita interferência de outros sinais. Essa robustez garante que os dispositivos de rastreamento baseados nessa tecnologia apresentem alto desempenho em pontos nos quais os rastreadores comuns teriam limitações de cobertura, como as áreas de sombra.

Os pontos abordados ao longo deste artigo demonstram porque a Sigfox está entre as tendências do rastreamento veicular em 2019. Seus benefícios devem ser explorados em vários setores nos próximos anos, graças ao desempenho superior e aos custos de implementação e manutenção, que tendem a ficar cada vez mais acessíveis. 

Nossa empresa é uma das pioneiras na aplicação dessa nova tecnologia para rastreamento de veículos no país. Continue conosco e descubra os diferenciais que a Getrak oferece para quem quer empreender e montar sua própria central de rastreamento