Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
8 de agosto de 2018
7 livros sobre empreendedorismo que você precisa conhecer!
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Você já deve ter percebido que há uma imensa lista de livros sobre empreendedorismo no mercado. Isso porque, empreender requer bastante estudo e preparação.

Conceitualmente, o empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e desenvolver soluções relevantes para a sociedade. O empreendedor nem sempre é aquele que inicia algo inédito, mas sim o que usa a criatividade para transformar crises em oportunidades, agindo para colocar ideias em prática.

Nosso objetivo neste artigo é indicar algumas obras imperdíveis sobre o tema para que você amplie seus conhecimentos. São leituras riquíssimas em conteúdo, capazes de ajudá-lo a encarar os inúmeros desafios da atividade empresarial na busca por novos produtos, serviços e mercados. Confira!

1. O Sucesso Não Ocorre Por Acaso

Escrita pelo Dr. Lair Ribeiro, essa obra manteve-se por vários meses na lista dos mais vendidos do Brasil. O autor entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes mundiais, após ter seis entre os dez livros mais vendidos de um país ao mesmo tempo, entre 1995 e 1996.

Em O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, Ribeiro mostra como mudar nosso relacionamento com o mundo e alcançar objetivos pessoais.

O argumento principal é de que nós somos o que pensamos, portanto, a vida é um retrato daquilo que escolhemos fazer a cada dia. A partir daí, o livro apresenta uma série de técnicas baseadas em Programação Neurolinguística para ajudar o leitor a descobrir os segredos do sucesso.

O sucesso não ocorre por acaso

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

2. Aventuras Empresariais

Recomendado por empreendedores como Bill Gates e Warren Buffet, o livro do jornalista John Brooks reúne 12 artigos publicados na revista The New Yorker e mostra como o poder de tomar decisões pode levar uma empresa ao topo ou destruí-la rapidamente.

Os cases corporativos destacam, por exemplo, erros que custaram caro para empresas gigantes como Xerox e Ford.

A ideia principal da obra é que a regra essencial para a boa administração de um negócio de sucesso nunca muda: é necessário reunir e desenvolver as pessoas certas para exercer funções de liderança.

O fator humano é primordial e está acima de um bom produto ou uma campanha de marketing bem construída.

aventuras_empresariais

3. Pense Simples

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, conta sua jornada e compartilha a experiência acumulada ao longo dos anos. Uma das principais lições de Pense Simples é que, às vezes, gastar tempo demais com planejamento pode custar caro.

Por isso, depois de identificar uma boa oportunidade de negócio, vale a pena colocar o plano em prática rapidamente e ajustar as coisas ao longo do processo.

Para sustentar seus argumentos, Caetano apresenta vários casos reais, que também servem como base para dicas valiosas. Uma das mais interessantes é manter a simplicidade, leveza e agilidade, pois isso fortalece a mentalidade inovadora e ajuda o empreendedor a identificar e aproveitar as melhores oportunidades.

Pense_Simples

4. Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas

Escrito pelo cirurgião Atul Gawande, o livro utiliza relatos de procedimentos cirúrgicos como ponto de partida para refletir sobre o comportamento dos profissionais diante de tarefas de alta complexidade.

Mesmo tendo uma base científica consistente, o autor consegue tornar o texto bastante acessível para leigos, mostrando como um simples checklist pode evitar erros gravíssimos.

Essas lições podem ser transportadas facilmente para a atividade empreendedora, em que a atenção aos detalhes e o planejamento podem ser decisivos. É imprescindível ter uma visão completa sobre o que é necessário para abrir um novo negócio. Não por acaso, essa obra está entre as preferidas de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter.

como_fazer_as_coisas_certas

5. O Dilema da Inovação: Quando as Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso

O Dilema da Inovação foi escrito por Clayton Christensen, e é uma das obras favoritas de Jeff Bezos, CEO da Amazon. Ele costuma exigir que seus gerentes seniores leiam esse livro, que apresenta um dos conceitos-chave para o sucesso da organização: a inovação disruptiva.

O autor mostra como empresas líderes de mercado foram derrubadas por mudanças tecnológicas repentinas.

Mais do que isso, Christensen propõe atitudes para que você identifique as melhores tendências de negócios e não seja vítima de uma alteração rápida no mercado. A questão é identificar a hora certa para decisões relacionadas ao desenvolvimento de produtos ou serviços.

As dicas ajudam a evitar ficar preso em paradigmas ultrapassados ou inadequados para o segmento de atuação da empresa.

O_dilme_da_inovação

6. O Mito do Empreendedor

Esse livro é altamente recomendável para quem deseja iniciar o próprio negócio, aumentar sua produtividade ou alavancar o crescimento de um empreendimento. Seu autor, o americano Michael E. Gerber, está entre os principais gurus da atualidade no mundo dos negócios.

Em O Mito do Empreendedor, ele destaca a importância de dominar todos os aspectos que se referem à administração de uma empresa.

Para ter sucesso com um restaurante, por exemplo, não basta saber cozinhar muito bem. É necessário aprender a fazer o plano de negócio, entender as estratégias de marketing e gerenciar as diversas situações que afetam o desempenho do negócio.

O mito ao qual o livro se refere é justamente acreditar que o conhecimento técnico é suficiente e esquecer que o trabalho depende de toda a estrutura organizacional que o envolve.

o mito do empreendedor

7. O Gestor Eficaz

Considerado o pai da Administração Moderna, Peter Drucker é uma referência clássica e O Gestor Eficaz é uma de suas obras mais importantes. Escrita em 1967, ela também figura entre as preferidas de Jeff Bezos, e ainda traz lições essenciais para aplicação na vida profissional e pessoal.

O argumento central do livro é que a eficácia pode ser aprendida. 

A partir daí, Drucker mostra que, para desenvolver os colaboradores e obter resultados cada vez melhores, o gestor deve investir em seu autodesenvolvimento, ter atenção com a organização do tempo, manter a mente aberta para novos conhecimentos e tomar decisões quando elas se fazem necessárias.

A disciplina é a característica que todo administrador precisa cultivar. 

O_gestor_eficaz

Conclusão

O estudo é um componente fundamental na formação da mentalidade empreendedora além de favorecer a evolução de nossas competências. Características como coragem, autoconfiança e resiliência ficam ainda mais poderosas quando sustentadas pelo conhecimento técnico. Por isso, sempre vale a pena buscar novos conhecimentos e pontos de vista.

Gostou das nossas dicas de livros sobre empreendedorismo? Temos também algumas palestras de empreendedores de sucesso pra você continuar o seus estudos. Espero que goste e faça bom proveito.

Leia também: 04 lições que empreendedores de sucesso têm a ensinar para iniciantes