Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
7 de janeiro de 2019
Como deve ser a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular?
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Abrir uma empresa de rastreamento veicular é uma alternativa excelente para quem quer se estabelecer no mercado. A estrutura que esse tipo de negócio precisa é simples. O mínimo que uma pessoa necessita para se lançar é de um endereço fixo, um bom computador e uma internet de qualidade.

Com o passar do tempo essa estrutura deve crescer, afinal, é preciso levar em consideração a sua demanda e o tipo de serviços que vai oferecer no mercado. Cada empresa demandará coisas diferentes e que estejam de acordo com a sua realidade.

Mas, à medida que a empresa de rastreamento veicular cresce, é necessário ter em mente que algumas coisas são essenciais. Quer saber o que? Continue lendo o nosso post, você não vai se arrepender!

Conte com uma equipe que atenda aos clientes 24 horas por dia na sua empresa de rastreamento veicular

Um dos benefícios em fazer negócios com uma empresa de rastreamento veicular é que será possível ter acesso às informações do seu veículo a todo momento. Em casos de roubo, deve-se ligar para a central e conseguir as informações para resgatar o bem furtado.

Então, o empreendedor tem que contar com uma equipe que possa atender aos seus clientes 24 horas por dia. Afinal, ele não tem como fazer isso sozinho. A vantagem de o dono não trabalhar nesse atendimento é que assim ele consegue focar em captar novos clientes e fazer o negócio crescer.

Invista em um sistema de monitoramento informatizado

Além de ter uma equipe com que possa contar 24h por dia é preciso ter acesso à tecnologia de qualidade e que seja capaz de satisfazer o seu cliente em um excelente custo-benefício. Por isso, é essencial investir em um software de rastreamento que possa auxiliar você nesse processo.

Na hora de fazer a contratação é necessário dar atenção a alguns fatores do sistema, como veremos a seguir.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Localização precisa

Para quem está em uma situação de emergência, dificilmente ter a localização de onde o veículo se encontrava há uma hora será o suficiente. Por isso, deve-se verificar se o software que vai usar é preciso e consegue informar em tempo real o local em que o veículo está.

Vale a pena assegurar se o sistema é compatível com os rastreadores que estão disponíveis no mercado. O que vai torná-lo capaz de reportar as informações que são transmitidas a todo o momento pelos equipamentos. Em casos de falhas, o software deve ter uma resposta inteligente e ser capaz de identificar isso rapidamente.

Sistema de alerta eficiente

Diante de qualquer anormalidade, o operador tem que ser rapidamente notificado. Assim, o cliente consegue realmente ter acesso a um serviço de segurança tecnológica eficiente, podendo garantir a integridade física do motorista e proteger o patrimônio de transporte.

Por isso, é essencial que o software tenha um serviço de alertas de qualidade e efetivo. Um exemplo de notificação importante e que não deve passar despercebida é a violação da bateria do veículo, isso pode indicar que o rastreador foi desconectado.

Mapas atualizados

A cada dia que se passa são abertas novas vias para facilitar a locomoção do pessoal. Por isso, o software de uma empresa de rastreamento veicular tem que dispor de mapas atualizados, permitindo que seja feita a consulta em ruas, avenidas, numerações e pontos de referência de onde o veículo se encontra. 

Isso permite que seja oferecido o serviço de planejamento de rotas, em que é possível identificar os caminhos mais curtos e eficientes. Além disso, é necessário armazenar o histórico do veículo, para que, em casos de roubo, seja identificado de forma precisa o horário em que o automóvel foi furtado.

Relatórios precisos

Principalmente negócios que dependem da logística de sua frota devem ter acesso fácil, claro e preciso a relatórios que permitam a avaliação do que pode ser melhorado. Claro que isso vai depender das necessidades específicas do seu cliente. Mas alguns dados importantes são:

  • a velocidade em que o veículo costuma andar;
  • as rotas que são percorridas por cada motorista;
  • quantos quilômetros são percorridos;
  • quantas paradas são feitas.

Dados como esses permitem uma otimização no desempenho do dia a dia do seu cliente. Pode ser avaliado o desempenho do motorista e identificado os trechos que oferecem mais risco.

Telemetria

A telemetria em uma empresa de rastreamento veicular é um grande diferencial. Por meio dela é possível integrar as informações e promover ações além de cercas eletrônicas e a definição de rotas. Ela se torna uma excelente ferramenta para verificar a jornada de trabalho do motorista e evitar problemas trabalhistas.

Além disso, podem ser estabelecidos controles inteligentes quando se envolve o controle de cargas. Alguns exemplos são:

  • monitoramento da temperatura de cargas refrigeradas;
  • alertas ambientais pedindo a redução da velocidade em alguns trechos para veículos que carregam cargas poluentes (como combustível);
  • baú travado pela central será aberto apenas quando o automóvel chegar a seu destino.

Monte uma estrutura com uma sala isolada (sem ruídos) e tenha mão de obra qualificada

Além de ter uma equipe que possa fazer o atendimento 24h dos seus clientes é preciso focar na qualidade da ligação. Vale a pena investir em uma sala isolada e que seja livre de ruídos. Assim, você garante que o consumidor consiga todas as informações demandadas sem dificuldade em entender o que está sendo falado pelo atendente.

Também foque na qualificação profissional do seu pessoal. Ter um funcionário que não sabe direito o que está fazendo compromete todo o desempenho do seu trabalho e pode resultar na perda de negócios no seu empreendimento.

Essa parte do serviço de uma central de rastreamento veicular pode ser terceirizada para empresas especialistas nesse ramo. Os atendentes vão se identificar pelo nome da sua organização e dar um suporte especializado para o seu cliente.

Fica claro que a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular não é algo complicado demais. Na verdade, iniciar um empreendimento nesse ramo do mercado é simples e não exige um investimento muito alto. Se seguir as dicas que mencionamos, você conseguirá ser bem-sucedido na sua jornada.

Gostou de saber como deve ser a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular? Está pensando em abrir uma central? Entre em contato conosco, teremos prazer em lhe ajudar!